Você sabia que o problema da escassez de água pode atingir o sul de Santa Catarina em um futuro próximo? Saiba o que está sendo feito para contornar a situação!

  • Você sabia que o problema da escassez de água pode atingir o sul de Santa Catarina em um futuro próximo? Saiba o que está sendo feito para contornar a situação!

    Você sabia que o problema da escassez de água pode atingir o sul de Santa Catarina em um futuro próximo? Saiba o que está sendo feito para contornar a situação!

    Um estudo sobre os recursos hídricos de Santa Catarina apontou que, se nada for feito, poderá haver escassez de água no sul do estado nos próximos 10 anos.

    O Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH) solicitado pelo governo de Santa Catarina identificou que existe uma expectativa de crescimento da população e da atividade econômica da região nos próximos anos, o que tornará a demanda pelo recurso superior à disponibilidade de vazão que seria possível atender.

    O consumo da água e a agricultura na região sul de Santa Catarina

    O estudo identificou também que, atualmente, cerca de 1/3 do consumo de água do estado é destinado para a região sul, e se tratando especialmente da bacia do rio Araranguá, de 65% a 70% da água consumida é utilizada para a rizicultura.

    A produção de arroz é uma das principais atividades econômicas da região e cerca 90 mil hectares de terra são destinadas à essa atividade. Fato é, a cada safra, é necessário alagar a área de cultivo pelo menos quatro vezes e isso representa um elevado consumo de água.

    Pensando em soluções para o problema

    Existem diversas alternativas para contornar essa situação, como a construção de reservatórios para o aproveitamento da água das chuvas, tratamentos de efluentes e um intenso trabalho de conscientização. É importante que tanto a população como as empresas, sobretudo do agronegócio, consumam com consciência e responsabilidade esse recurso tão fundamental à vida humana.

    Casos como este provam que, mesmo no Brasil, um país conhecido mundialmente pela abundância dos recursos hídricos é preciso tratar a questão do consumo da água com seriedade. Economizar, reciclar e investir no uso consciente da água é essencial para assegurar o suprimento deste recurso no futuro.

    Sobre a PERH/ SC

    Pensando justamente na conservação do meio ambiente e na qualidade dos recursos hídricos do estado que o PERH/SC está sendo elaborado. A ideia do projeto é traçar um plano de orientação específica das ações na área de recursos hídricos visando reverter ou evitar problemas identificados. O plano está integrado a outras políticas setoriais do estado e com a Política Nacional de Recursos Hídricos e será elaborado em três horizontes temporais:  curto, médio e longo prazo.

    Acompanhe o andamento do PERH/SC e não esqueça de consumir a água de maneira consciente e responsável, sempre! Até a próxima!

    Comments are closed.