Você já ouviu falar do desafio Plastic Free July? Saiba mais!

  • Você já ouviu falar do desafio Plastic Free July? Saiba mais!

    Você já ouviu falar do desafio Plastic Free July? Saiba mais!

    Uma grande parte das embalagens plásticas descartáveis são de uso único. Você já pensou a respeito disso? Cada garrafinha de água que você adquire, por exemplo, fica apenas alguns minutos com você, mas permanecerá durante centenas de anos em algum lugar do nosso planeta.

    Embora a reciclagem seja extremamente importante, ela não representa uma solução definitiva para o rápido crescimento do consumo do plástico. Por essa razão, o Plastic Free July é um desafio que tem por objetivo aumentar a conscientização sobre o uso do plástico no nosso cotidiano, incentivando as pessoas a eliminar ou reduzir o consumo do plástico de uso único.

    O programa teve origem na Austrália e atualmente mais de 1 milhão de pessoas ao redor do mundo compartilham suas ideias de como reduzir o consumo do plástico.

    Saiba mais sobe o Plastic Free July

    O problema do consumo do plástico

    O plástico foi desenvolvido no início do século 20 e foi um importante substituto de embalagens e produtos que eram produzidos a partir do marfim, cascos de tartaruga, chifres de animais, etc. A partir da década de 60, no entanto o desenvolvimento das embalagens plásticas descartáveis intensificou o uso do material.

    Estima-se que na segunda metade do século 20 foram produzidas mais de 1 bilhão de toneladas de plástico, e só nos primeiros dez anos deste século, este número duplicou.

    A cada semana 10 bilhões de sacolas de plásticos são utilizadas em todo mundo e só nos Estados Unidos, 2,5 milhões de garrafas plásticas são utilizadas por hora.

    O plástico e ecossistema marinho

    Os detritos são um grande problema para a integridade dos ecossistemas marinhos e o plástico é um dos materiais mais facilmente encontrados nos oceanos.  Os principais impactos do plástico na vida marinha incluem o emaranhamento e a ingestão.

    Uma pesquisa feita recentemente na Austrália CSIRO apontou que 74% do lixo encontrado nos oceano é plástico.

    O que você pode fazer para contribuir com esta causa?

    Uma das maneiras de contribuir com essa causa é buscando reduzir o consumo do plástico de uso único. Veja a seguir 8 formas de reduzir o consumo do plástico.

    1. Leve sempre com você um garrafinha de bebida para evitar o consumo de copos ou garrafas plásticas.
    2. Use sacos de papel para recolher as fezes dos seus animais.
    3. Opte por bebidas que venham em embalagens de vidro recarregáveis.
    4. Tenha um sacola de compras retornável e evite o uso de sacolas plásticas quando for ao supermercado.
    5. Compre itens a granel optando por embalagens de papel para transportar os produtos.
    6. Leve seus próprios recipientes quando for pegar comida para levar.
    7. Faça seus próprios produtos de limpeza. O bicarbonato de sódio e o vinagre podem substituir dezenas de produtos. Confira dicas de como fabricar o produto ideal para cada situação.
    8. Use fraldas reutilizáveis no lugar das descartáveis.

    Que tal aderir ao desafio Plastic Free July? O planeta agradece!

    Comments are closed.