Desenvolvimento e Consciência Ambiental

  • Desenvolvimento e Consciência Ambiental

    Desenvolvimento e Consciência Ambiental

    Embora o desenvolvimento da sociedade tenha trazido inúmeros benefícios para a vida do ser humano, não podemos negar que nos últimos anos, esse mesmo desenvolvimento têm gerado inúmeros desafios do ponto de vista social e ambiental.

    Vastas áreas sendo desmatadas ilegalmente, aquecimento global, um número cada vez maior de espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção e poluição, são apenas alguns dos inúmeros problemas ambientais que tem se intensificado dia após dia.

    Apesar do aumento da aceitação do ideário ambiental no meio empresarial e no meio político, desde a Rio 92, é fácil observar que muitos dos que proferem o discurso da sustentabilidade socioambiental levam adiante práticas reconhecidamente insustentáveis.

    Embora novas atividades afetem de alguma forma o meio ambiente, através de soluções criativas e a priorização de boas práticas ambientais é possível mitigar os impactos ambientais protegendo a fauna e a flora do nosso planeta para as futuras gerações.

    Case de sucesso

    Em um trabalho recente da SS Ambiental de monitoramento de fauna de uma área de corte de vegetação, nos deparamos com uma ave que pertence a lista de espécies ameaçadas de extinção em Santa Catarina, chamada Surucua-grande-de-barriga-amarela (nome científico é Trogon viridis).

    A supressão de vegetação foi realizada com uso de motosserra, acontecendo de forma lenta e gradual, ao invés do corte utilizando maquinário. Essa forma de supressão permite que haja um afugentamento, em segurança, da fauna ali presente.

    Exemplos como esse provam que é possível minimizar os danos do desenvolvimento econômico através de atitudes conscientes do ponto de vista ambiental.

    E na sua empresa? Você tem optado pelas melhoras práticas ambientais?

    Comments are closed.